24/05/2009

ETAPA A ETAPA III

3ª etapa - Caldas de Reis »» Santiago - 38 kms

Saída de Caldas de Reis
A última etapa apresenta alguns troços cheios de encanto. Deixa-se Caldas de Reis percorrendo a Calle Real até à ponte medieval do Bermaña, uma das áreas mais interessantes desta cidade. Depois, por escassos momentos volta-se a pisar a N550 para se no vale daquele rio, que se subirá até à povoação de Cruceiro, num percurso inesquecível entre prados e bosques.
Em Cruceiro estra-se outra vez na N550, que se atravessa para passar junto à Igreja de Santa Maria de Carracedo voltando, pouco mais adiante, a atravessar aquela estrada nacional para nascente. E mais uma vez temos a pródiga natureza, particularmente luxuriante ao longo da vertente do rio Valga.
Segue-se S. Miguel de Valga, onde se inicia a descida para Pontecesures, para passar o rio Ulla. Quer a lenda que tenha sido por este rio, que aqui se pode considerar ainda um braço da ria Arosa, que subiu a barca com o corpo de S. Tiago, aportando em Padrón. E Padrón fica, de facto, em frente de Pontecesures na margem oposta do rio Ulla. Deve-se visitar a Igreja de S. Tiago para veres o padrão onde foi amarrada a barca do Apóstolo e que deu nome a esta cidade.

Pontes
Caldas de Reis - Ponte sobre o Bermaña
Paisagens
Continuando pelo vale do Bermaña
Neblina matinal sobre o vale do Bermaña
Igrejas
Caldas de Reis - Capela de San Roque
Igreja paroquial de Caldas de Reis
Troços/Caminhos
A caminho de Carracedo
Antes de atravessar a N550
Atravessando Caldas de Reis

Saída de Padrón
Estamos na parte final e rapidamente se chega a Santiago. Aqui podemos assistir à Missa do Peregrino na Catedral, ao meio-dia.
Deixa-se a cidade dirigindo-se para norte até à Colegiade de Santa Maria de Iria Flavia, sede episcopal antes da sua transferência para Santiago de Compostela. Curiosamente, associa-se a este local os dois maiores expoentes das letras galegas - a poetisa Rosália de Castro, aqui sepultada e o Nobel Camillo José Cela aqui nascido junto à basílica.
Passada Iria Flavia segue-se mais uma vez a N550, ao longo de um quilómetro saindo depois para poente para percorreres o curioso enfiamento de aldeias - Romaris, Rueiro, Cambelas, Anteportas, Tarrío e Vilar - até se chegar, de novo, junto à N550, ao magnífico Santuário da Nosa Señora da Escravitute.
A partir daqui, por estradões e atalhos chega-se à pequena povoação de Angueira de Suso e desce novamente a N550 para se percorrer durante cerca de um quilómetro. É a última vez que se encontras esta via.
É em Faramello que se deixa a estrada, a pouca distância do Albergue de Teo. Sai-se à esquerda para a Rua de Francos, atravessa-se num pontão a linha ferrea e por um caminho variado, ora arilo, ora frondoso, sentirás progressivamente a aproximação de um a grande cidade, primeiro na diluição dos subúrbios, depois na descaracterização da periferia.
E assim chegas a Milladoiro, arrabalde urbano de Santiago.. Daqui sobe-se ao Agro dos Monteiros, de onde se desfruta, se o dia não estiver encoberto, uma boa panorâmica da cidade. É um local de referência do Caminho por ser aqui, que, pela primeira vez, se consegue ver as torres da Catedral. Terás ainda que descer a encosta para passar a linha férrea (cuidado!) e o rio Sar e entras, na cidade, pela árdua subida da Choupana. Depois, as Avenidas Rosália de Castro e Juan Carlos I, e estás na Alameda da Ferradura, onde fica a porta Faxeira, entrada tradicional do Caminho Português na cidade velha. E no apertado labirinto de uma malha medieval também não há razão para engano. A Rua de Franco conduz-te directamente à praça do Obradoiro e à Catedral, onde agradecerás ao Apóstolo.